Club de
Foz do Iguaçu
Terra das Águas

Informativo Rotário de Março de 2019

1º Encontro distrital de Rota Kids do Distrito 4640 em Marechal Cândido Rondon é sucesso absoluto. Inscrições para 45ª Conferência Distrital tem desconto para pagamentos até dia 15/04. Distrito 4640 sedia Feira Internacional de Projetos. Clubes realizam projetos e ações em todo distrito.

Postado em 11 de Abril de 2019

Marechal Rondon sediou I Endirkids do Distrito 4.640

Marechal Cândido Rondon sediou em março o Iº Endirkids, encontro do Rotakids do Distrito 4.640, que envolveu as crianças dos clubes de Palotina, Toledo e da cidade sede. O evento contou com a presença da governadora gestão 2018/2019 do Distrito 4.640, Sonia Taube Linero e seu esposo Luiz Fernando Linero, o governador assistente da área I, Herminio Sergio Dassoler, os presidentes dos Rotarys de Marechal Cândido Rondon, Toledo e Palotina e demais companheiros. Organizado pelo representante distrital de Rotakids, companheiro Guilherme von Borstel e sua esposa Grasielly Raquel Arenhart von Borstel, que também preside o Rotakids de Marechal Cândido Rondon, o encontro foi marcado de alegrias e muitas emoções. A realização da recreação foi promovida pelo Rotaract Club de Marechal Cândido Rondon, com o apoio de demais companheiros da família rotária. O Rotakids tem como propósito oferecer oportunidades às crianças para organizarem-se em grupos, exercitarem a liderança e receberem a semente dos ideais rotárias. “Tive o privilégio de vivenciar um dos dias mais inspiradores como governadora distrital. Todos saímos gratificados e com a certeza de que o Rotary está no caminho certo, plantando sementes que germinarão e darão muitos bons frutos. Parabéns a todos que participaram pelo sucesso do primeiro Endirkids, o primeiro de muitos que virão”, ressaltou a Governadora Sonia.

Postado em 11 de Abril de 2019

Companheirismo Salvando Vidas

Grupo de companheirismo dos rotarianos motociclistas tem participação ativa na obtenção de recursos para projeto na área da saúde.  Canela – RS – 10/04/2019.  Uma ação dos rotarianos do sul terá êxito graças ao trabalho dos motociclistas do IFMR-SA. Mas o que o motociclistas do grupo de companheirismo tem a ver com o Hospital de Caridade desta cidade gaúcha?  O Rotary Club de Canela (Distrito 4670) aprovou junto a Fundação Rotária do Rotary International o projeto Global Grant (subsídio global) n.GG1985433 em parceria com um clube do exterior, no valor total de USD 34,000.00  para a compra de equipamentos emergência no setor de obstetrícia infantil do Hospital de Caridade de Canela. Porém, após todas as tratativas, ainda faltavam USD 4,000.00 para completar o orçamento e o projeto corria o risco de não ser realizado.  No mês de janeiro deste ano atendendo a um pedido da Presidente do Rotary Club de Canela, o Presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária no Distrito 4670, rotariano e motociclista Marcos Netto (Rotary Club de Canoas Industrial), associado do International Fellowship of Motorcycling Rotarians – South América – grupo de companheirismo de motociclistas rotarianos – publicou na rede de comunicação do grupo um pedido de ajuda aos motociclistas para que verificassem em seus clubes e distritos a existência de valores disponíveis, e a possibilidade em participar do projeto humanitário em Canela. Vários motociclistas mobilizaram-se na busca dos recursos. E um deles conseguiu resultado positivo na tarefa!  O motociclista Antônio Zeferino (Rotary Club de Brasília – Lago Sul) após contato com o Presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária no Distrito 4530, Francisco Favilla, e o Governador Vertinho Oliveira, obteve sucesso em sua busca. Os líderes distritais, sensibilizados pela busca dos recursos pelo grupo de companheirismo, aprovaram a participação do Distrito 4530 no projeto humanitário com os recursos necessários.  Segundo Celso Junqueira, Presidente do IFMR-SA, “O gesto, muito mais que o aporte de recursos, significou que os motociclistas rotarianos fazem jus ao lema de seu grupo: “Servir se Divertindo”, pois atendem ao chamado de trabalhar pela comunidade, não interessa onde ele ocorra.”  O rotariano Antônio Zeferino teve seu gesto e sua ação reconhecidos e destacados publicamente durante a solenidade de abertura do IFMRNOSUL, V Encontro de Verão Sul IFMR-SA, realizado no final do mês de março na cidade de Bagé, RS.  O IFMR-SA - International Fellowship of Mortorcycling Rotarians – South America Chapter é um dos Programas Estruturados do Rotary International. Trata-se do maior grupo de companheirismo por afinidade da organização. Seu capítulo América do Sul é o maior de todos os mais de 60 grupos existentes e possui 150 associados em 15 estados brasileiros e 5 países. Saiba mais sobre o IFMR-SA em www.ifmr-sa.org e www.facebook.com/ifmrsa  

Postado em 10 de Abril de 2019

Assembléia Distrital-2019-20

No dia 06-04-2019 nas dependências do  hotel Carimã de Foz do Iguaçu tiveram a assembléia Distrital, com mais de 850 participantes ,nela a nossa Governadora do distrito 2019-2020 Maria Goreti de Oliveira Azevedo e sua equipe distrital treinaram os administradores dos clubes , e aprovaram as metas desta nova gestão. Com Fotos de Reinaldo Santos Santana -Rotary de Foz do iguaçu-Ponte.

Postado em 06 de Abril de 2019

Aniversário do companheira Raiza

Temos aniversariante no Rotaract Club de Foz do Iguaçu-Terra das Águas, hoje!!!????????????Parabéns Raiza Brustolin muitos anos de vida, muita felicidade e muito sucesso! Feliz aniversário ? 

Postado em 03 de Abril de 2019

Aniversário do companheiro Tomas

Temos aniversariante no Rotaract Club de Foz do Iguaçu-Terra das Águas, hoje!!!????????????Parabéns Tomas Ritchie muitos anos de vida, muita felicidade e muito sucesso! Feliz aniversário ? 

Postado em 03 de Abril de 2019

Ver todos

Rotary Guarani inicia arrecadação de novelos de lã para projeto Tricotando pela Vida

Com a chegada do outono, o Rotary Club Marechal Cândido Rondon Guarani retoma o Projeto Tricotando pela Vida, que tem como objetivo arrecadar novelos de lã para confeccionar acessórios artesanais ou a doação de peças prontas. Em quatro anos, já foram doadas mais de mil peças através desta iniciativa. Idealizadora do projeto e presidente da gestão 2018/2019 do Rotary Guarani, Josiane Wiedmer conta que a ação envolve toda a comunidade e a cada edição novas parcerias são firmadas, possibilitando assim que o projeto alcance um número maior de beneficiados. “Várias entidades estão buscando firmar parceria para execução deste projeto, entre elas o CAF (Centro de Assistência as Famílias), que está desenvolvendo um projeto interno para que os alunos participem desta ação, além de um grupo de idosos que mostrou interesse em colaborar com o projeto”, declara Josiane. Com os novelos de lã doados são feitos toucas, cachecóis, gorro, meias, sapatinhos infantis e mantas, acessórios que são repassados aos pacientes em tratamento de câncer no Hospital Uopeccan de Cascavel e Umuarama, além de idosos de asilos rondonenses. “Através das parcerias, o projeto tem crescido a cada edição, abrangendo mais pessoas. As proporções estão indo além do que propomos no começo, era pra ser só Marechal e de repente foi pra Cascavel, e no ano passado as nossas peças também foram para o Hospital Uopeccan de Umuarama”, salienta Josiane. Conforme a idealizadora do projeto, a ação leva solidariedade em forma de amor, um gesto simples que ajuda, principalmente, as pessoas em tratamento do câncer a encontrar forças para lutar contra a doença. “Você não está levando um bem material, mais o carinho e a atenção para as pessoas que estão em um momento delicado. Esse afeto vai em forma de touca, cachecol, luva... então é mais do que agasalhar, é um amparo, uma solidariedade que você está levando às pessoas, demonstrando que não estão sozinhas nessa luta contra a doença”, frisa Josiane As doações de novelos de lã ou de peças prontas podem ser entregues para os companheiros de Rotary da cidade ou nos pontos de coleta: Loja Silva, Sandra's Confecções, Farmácia Ouro Verde e Tricoarte, até o dia 21 de maio. Ajude a tricotar sorrisos!

Em 23/04/2019 por Rotary Club de Marechal Cândido Rondon-Guarani

Palestra “Diagnóstico e prevenção do câncer” acontece quinta-feira em Marechal Rondon

A cada 12 minutos, em média, um novo caso de câncer é registrado no Estado, aponta o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). A fim de alertar sobre a importância da prevenção e os cuidados com a saúde, o Rotary Club de Marechal Cândido Rondon Guarani promove a palestra “Diagnóstico e prevenção do câncer”, com o diretor de Relações Públicas do Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan), Wilson Riedlinger. O evento acontece nesta quinta-feira (25), às 19h30, no auditório Ecos da Liberdade, na Igreja de Deus, em Marechal Rondon. O Coro Canta Horizonte abre a programação, que segue com a divulgação do projeto Tricotando pela Vida, iniciativa que já distribui mais de mil peças de inverno nas três edições realizadas. Logo após, será dado início a palestra. Conforme a diretora de Projetos do Rotary Guarani, Justina Fátima Thomaz Metzner (Tina), uma das responsabilidades como rotarianos é ajudar a comunidade. “Percebemos que a cada dia têm novos casos de câncer e cada vez mais próximos da gente, essa palestra irá tratar do quanto é necessário às pessoas estarem atentas aos sinais do corpo, a importância do diagnóstico precoce e do quanto a prevenção pode salvar vidas”, frisa Tina. Além de levar conhecimento sobre os variados tipos de câncer, cuidados e prevenção da doença, o evento também será um momento de conhecer a Uopeccan, os tratamentos oferecidos, os serviços prestados, bem como o caminho para ser atendido no hospital. “Muita gente ainda desconhece que existe a Uopeccan, que o hospital atende pelo SUS e a variedade de serviços oferecida, então essa é uma oportunidade de nós, como rotarianos, junto com a comunidade fazermos conhecermos mais sobre o hospital, bem como fazer algo pelo próximo”, afirma Tina. IngressosConforme os organizadores, a procura é grande para assistir a palestra. O auditório onde o evento será promovido tem capacidade para receber em torno de 1.400 pessoas. Os ingressos podem ser adquiridos ao valor de R$ 10, com os companheiros do clube ou nos pontos de vendas: Adapar, Escritório Contábil Rondon, La Feme, Loja Silva, Marcelo Uniformes, Ótica Da Visão, Raport Comunicação Visual e Sandra’s Confecções. Também é solicitada a doação voluntária de uma caixa de leite para auxiliar a Casa de Apoio da Uopeccan. PalestranteAssessor de Relações Públicas Distrital do Rotary International, Wilson possui uma vasta experiência ministrando palestras informativas de prevenção ao câncer nos Estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul, e nos países do Mercosul. Graduado em Ciências Econômicas (UEL), técnico em Comunicação com habilitação em Publicidade (UEL), Administração de Empresas/Vendas (Univel) e pós-graduado em Marketing (FGV), Wilson é um dos sócios fundadores do Uopeccan. Sobre a UopeccanReferência em serviços especializados no tratamento do câncer e doenças hepáticas, a Uopeccan conta com dois complexos hospitalares no Paraná. Em Cascavel, a unidade possui uma área com mais de 10 mil m², abrangendo hospital, Casa de Apoio e Núcleo Solidário. São 130 leitos, Unidade de Terapia Intensiva adulto e infantil com 10 leitos e equipamentos de suporte a vida de última geração, centro cirúrgico com cinco salas totalmente equipadas que permitem a realização de procedimentos operatórios de qualquer complexidade, unidade exclusiva para o tratamento do câncer infanto-juvenil, Programa de Residência Médica em Cancerologia Clínica e Cirúrgica, Transplante de Medula Óssea e um dos mais sofisticados tratamentos de radioterapia do país. É umas das poucas instituições do Sul do Brasil que possui em sua equipe multiprofissional, médicos especialistas no tratamento de crianças e adolescentes com câncer e única do interior do Paraná que é habilitada e credenciada para realizar transplante de fígado. Em Umuarama, a Uopeccan presta atendimento para oncologia e também é hospital geral para algumas especialidades. São 215 leitos, 20 leitos de UTI, nove salas cirúrgicas e a Casa de Apoio ao paciente de câncer, que conta com 60 leitos, em uma área construída de 18.183,37 m². Na Uopeccan são realizados atendimentos particulares através das operadoras de planos de saúde e pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Pela qualidade dos serviços de saúde prestados, desde 2016 o hospital é certificado com o Selo da Organização Nacional de Acreditação.

Em 23/04/2019 por Rotary Club de Marechal Cândido Rondon-Guarani

Campeão Mundial de Para Jiu-Jitsu classe A é de Francisco Beltrão e faz parte do Projeto Legítimo Atleta

O atleta Roger Basso, beltronense, aluno da escola Gracie Barra e bolsista do projeto “O Legítimo Atleta”, conquistou o título de campeão mundial de jiu-jitsu paradesportivo na sua categoria no sábado (dia 20), em competição em Abu Dhabi, organizada pela Federação Brasileira de Jiu-jitsu paradesportivo (FBJJP) conjuntamente com a Federação de Jiu Jitsu da União dos Emirados Árabes (UEAJJF). Roger sofreu um acidente há 02 anos e precisou fazer amputação de uma das pernas, desde então, fazendo uso de uma prótese, retomou suas atividades diárias rotineiras com dificuldades em enxergar a nova condição com boa perspectiva. Em um dia, fazendo compras, foi convidado pelo professor de artes marciais e Rotariano Álvaro A. Francescon a experimentar aulas de jiu-jitsu, e fazer parte do projeto “O Legítimo Atleta”, idealizado e conduzido pelo professor Álvaro com o apoio do Rotary Club Francisco Beltrão “Novas Gerações”. Roger iniciou os treinos há aproximadamente 05 meses, junto com o atleta Alisson Flores, e ambos demonstraram interesse e começaram a treinar na Gracie Barra Francisco Beltrão para participarem de campeonatos de jiu-jitsu paradesportivo.  No dia 17 de fevereiro, a equipe de atletas da Gracie Barra, juntamente com outros atletas convencionais, acompanhou a participação de Alisson e Roger no campeonato nacional pro de Jiu-jitsu organizado pela UEAJJF, no evento que acontece paralelamente, de parajiu-jitsu, organizado pela Federação Brasileira de Jiu-Jitsu paradesportivo (FBJJP), que aconteceu em Curitiba – PR. Esse evento foi uma seletiva para o Campeonato Mundial que está ocorrendo entre dia 20 e 26 de abril em Abu Dhabi também organizado pela UEAJJF. Os dois atletas foram selecionados para participarem do evento mundial deste ano, mas, por uma lesão em um dos fêmures, Alisson está temporariamente impedido de continuar competindo. Com várias ações para juntar recursos, também com auxílio de patrocinadores e apoiadores, o atleta Roger Basso, acompanhado do atleta Willian Elicker (que ainda luta na quarta-feira dia 24), em excelente participação em Abu Dhabi, conquistou a medalha de ouro na sua categoria (classe funcional A, médio pesado) tornando-se o primeiro Paranaense a ser consagrado campeão mundial de jiu-jitsu paradesportivo. O agradecimento é muito aos patrocinadores que possibilitaram a viagem para que os nossos atletas pudessem hoje estar competindo no Mundial de Jiu-jitsu e jiu-jitsu paradesportivo em Abu Dhabi: Mestre do Açaí; CSV viagens; Sherer; Academia Oxigênio e Dilamar Seguros. O Rotary Club de Francisco Beltrão Novas Gerações se orgulha muito desse projeto, e parabeniza o Rotariano Álvaro e Andreia por todo esse empenho e dedicação, movimento que faz toda a diferença na vida desses jovens, criando novas possibilidades e novos caminhos a eles.

Em 22/04/2019 por Rotary Club de Francisco Beltrão-Novas Gerações

Plante uma árvore

No dia 22 de abril é comemorado o Dia da Terra ou Dia Mundial do Planeta Terra. Está data representa a luta em defesa do meio ambiente, de modo a promover a reflexão sobre a importância do planeta, e também a importância de uma consciência ambiental. Devemos cuidar e preservar os seus recursos naturais, como é de conhecimento de todos, os recursos oferecidos pela Terra são finitos e é justamente por isso que essa data foi criada, para que as pessoas se conscientizem das suas responsabilidades, a fim de que explorem o planeta de forma sustentável. A data busca lembrar os seres humanos sobre a responsabilidades coletivas que TODOS precisam ter com a natureza, com o nosso PLANETA, procurando viver sempre em harmonia com o ecossistema. Temos que nos unir para enfrentar os graves problemas ambientais, precisamos refletir junto com nossos filhos sobre a educação ambiental e preparar ações para preservar o nosso planeta. Precisamos incentivar valores ecologicamente corretos. Como a árvore é um elemento simbólico do Dia da Terra, e as plantas tem um papel fundamental para o meio ambiente, os companheiros do Rotary Club de Cascavel - Leste plantaram árvores, acordaram cedo para observar a natureza e o esplendor das plantas em seu habitat natural e visitaram parques onde a natureza e os animais são preservados e vivem em sintonia com o meio ambiente.

Em 22/04/2019 por Rotary Club de Cascavel-Leste

Ação de Páscoa

Sábado(20/04)o Interact Club de Marechal Cândido Rondon-Beira Lago, em comemoração à pascoa, entregou bilhetinhos e bombons às pessoas que passavam na rua pelo centro.

Em 20/04/2019 por Interact Club de Marechal Cândido Rondon-Beira Lago

23ª ARRECADAÇÃO SOLIDÁRIA OCORRERÁ NO PRÓXIMO SÁBADO DIA 27 DE ABRIL EM GUARAPUAVA

ACONTECERÁ NO PRÓXIMO SÁBADO DIA 27 DE  ABRIL, A  23ª ARRECADAÇÃO SOLIDÁRIA, EDIÇÃO 2019, QUE OCORRERÁ NO MUNICÍPIO DE  GUARAPUAVA.  O OBJETIVO DA ARRECADAÇÃO SOLIDÁRIA SERÁ ARRECADAR ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS, CALÇADOS  E  ROUPAS EM UMA PARCERIA DO ROTARY CLUB DE GUARAPUAVA LAGOA, 26º GRUPO DE ARTILHARIA DE CAMPANHA, PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAPUAVA E SUPERMERCADOS DE GUARAPUAVA. A ARRECADAÇÃO OCORRERÁ EM 10 (DEZ) SUPERMERCADOS DE GUARAPUAVA E  TAMBÉM COM A  ARRECADAÇÃO NOS  BAIRROS REALIZADOS  COM OS  CAMINHÕES DO EXÉRCITO BRASILEIRO DAS  08 ÀS 17 HORAS.  TUDO QUE FOR ARRECADADO SERÁ DESTINADO ATRAVÉS DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PARA FAMÍLIAS CARENTES CADASTRADAS, ASSIM COMO UMA PARTE DOS DONATIVOS FICAM A DISPOSIÇÃO DA DEFESA CIVIL DE GUARAPUAVA EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA.

Em 20/04/2019 por Rotary Club de Guarapuava-Lagoa

Reuniões Sábado | 14:30
Avenida Brasil - Casa da Amizade,1956