Club de
Foz do Iguaçu
Terra das Águas

Intercâmbio Rotário da Amizade: Depoimento de viajantes para o Oregon/EUA (Distrito 5100)

Postado em: 30 de Novembro de 2018

DEPOIMENTO DE VIAJANTES DO INTERCÂMBIO ROTÁRIO DA AMIZADE
Distrito de destino: 5100 (oREGON/EUA)
Mês da viagem: Outubro/2018

O Intercâmbio Rotário da Amizade é o programa do Rotary Internacional que dá a oportunidade a Rotarianos (suas esposas e família) de visitar e conhecer outros Rotarianos ao redor do mundo em um intercâmbio de curta duração (normalmente de uma semana). Experimentar e aprender sobre outras culturas, com os locais e não como turista, é uma das funções do Rotary Internacional no objetivo de promover o entendimento e a boa vontade entre povos diferentes.

No mês de Outubro de 2018 companheiros e amigos da família Rotária do Distrito 4640 tiveram a incrível oportunidade de visitar um outro país e conhecer uma outra cultura não pelos olhos do turista mas pelos olhos de Rotarianos dedicados em Serem a Inspiração. Compartilho com vocês o depoimento dos viajantes como estímulo ao interesse de viagem de outros companheiros e suas famílias.

Companheira Odilete Tereza Rotava Herget (líder do grupo) e seu filho, Adam (Rotary Club de Pato Branco - Alvorecer)

Participar de um intercâmbio significa levar um pouco de si e de seu país para outros conhecerem, assim como trazer conhecimento de outros lugares e oportunizar novas amizades. Assim foi o RFE2018 no estado de Oregon nos EUA, período de aprendizado e companheirismo. Adoramos a experiência e incentivamos outros Rotaryanos que desejam participar de intercâmbios. O Rotary representa muito em nossas vidas! Obrigada Rotary Internacional! Obrigada Distritos 4640 e 5100!

Taila Falleiros Lemos Schmitt (Rotary Club de Guarapuava - Guairacá) e Sandoval Schmitt (Rotary Club de Guarapuava)

O Intercambio Rotário da Amizade entre os distritos 4640 e 5100 teve sua primeira etapa realizada entre os dias 06 a 13 de outubro de 2018 quando visitamos o D-5100 que compreende parte dos estados de Washington e do Óregon. Foram dias muito intensos onde pudemos encontrar rotarianos realmente inspirados, comprometidos no ideal de Rotary e, dispostos a nos mostrar o melhor de sua terra e de sua gente. Visitamos lugares inesquecíveis, muitos deles, de belezas naturais e nos encantamos com as cores vibrantes tão características daquela região. Também participamos de reuniões de Rotary e desfrutamos de muitos momentos de companheirismo. Mas, realmente, a experiência do Intercâmbio da Amizade nos oportunizou vivenciar uma das dimensões de Rotary que é a internacionalidade: fazer amigos pelo mundo. Transpor os limites territoriais de nosso país e nos depararmos com pessoas como a gente. Com certeza fizemos laços que perdurarão para sempre e, como fruto dessa amizade, poderemos trabalhar juntos para transformar o mundo.

Lilian Maria Merlin Kalinke (Rotary Club de Pato Branco - Alvorecer)

Participar do intercâmbio de amizade do Rotary foi sem dúvida, uma experiência muito gratificante. Diferentemente das viagens à locais turísticos mais conhecidos que a gente sempre visita, esse intercâmbio possibilitou a oportunidade de vivenciar a rotina das famílias, o dia-a-dia das comunidades, as reuniões dos clubes de Rotary. Poder conhecer mais de perto outras realidades e culturas, ir além do que a mídia nos apresenta sobre outros países foi o fator mais marcante de toda essa viagem. Sou imensamente grata ao Rotary por me proporcionar esse crescimento pessoal e pelas pessoas maravilhosas que tive a oportunidade de conhecer. Com certeza, amigos para sempre.

José Raphael Batista Freire (Rotary Club de Cascavel)

Tive a incrível oportunidade de fazer o Rotary Friendship Exchange em outubro de 2018, no Estado do Oregon-USA. Sempre quis ter essa vivência quando jovem e com o intercâmbio da amizade pude vivenciar muitas das coisas às quais eu tinha a curiosidade de conhecer. Consegui perceber o quanto o companheirismo é presente entre os rotarianos de forma que transcende o Brasil. Uma das frases que me marcou foi quando estávamos na festiva, logo na primeira noite, onde, em seu discurso inicial, Dennis, o responsável pelo intercâmbio, falou: "Vocês são família". E realmente fui tratado como um membro da família. Pude fazer amizades que mantenho contato até hoje. Com o intercâmbio da amizade eu vivenciei o dia a dia dos americanos, conheci seus hábitos, como se alimentam, se divertem, o que pensam do nosso país, etc. Isso sem contar que trouxe ao meu clube a experiência de estar em duas reuniões de clubes diferentes, onde vivenciei novas formas de conduzir a reunião e de elaborar projetos. Enfim, foi a experiência mais marcante da minha vida e desejo que todos possam ter essa oportunidade.

Reuniões Sábado | 14:30
Avenida Brasil - Casa da Amizade,1956